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CONHEÇA OS MITOS SOBRE A CARNE VERMELHA

quinta-feira, 24 agosto 2017

Especialista explica como algumas patologias podem dar sinais pela boca

Você pode não acreditar, mas a carne vermelha pode, sim, compor uma dieta equilibrada e nutritiva para quem deseja uma vida saudável.

“Com exceção de quem possui algum problema específico relacionado à carne, ela pode ser consumida por qualquer pessoa. É bom que se deixe claro que a carne vermelha somente faz mal à saúde quando há excessos e quando seja uma peça com muita gordura e rica em colesterol”, explica o médico Theo Webert, que atua em nutrologia e qualidade de vida, que destaca a importância de nutrientes presentes na carne para o nosso organismo.

Segundo ele, as pessoas têm deixado este tipo de carne fora do prato e muitas têm sofrido como consequência a falta de vitamina B12 no organismo, uma vitamina do complexo B. “Em algumas pessoas esta alteração é mais persistente e acaba refletindo mais na qualidade de vida. O ideal é incluir na dieta peças de carnes vermelhas leves e magras, como patinho ou lagarto”, orienta.

Responsável pelo reequilíbrio corporal de seus pacientes, Theo Webert defende que a carne é uma excelente fonte proteica e de vitaminas, mas não é a única. “Vegetarianos podem viver muito bem, desde que consigam ingerir os alimentos em variedade e qualidade corretas para substituir as proteínas da carne”.

Segundo o médico, o ferro que a carne vermelha possui melhor absorção em comparação às fontes vegetais. “Se preferir uma dieta vegetariana, as melhores fontes de ferro são a salsa, o grão-de-bico, a ervilha, a lentilha, o agrião, espinafre, beterraba crua, grãos integrais, feijão vermelho e até frutas secas”, explica.

Theo Webert lembra que a carne branca possui menos gordura e colesterol e é mais fácil de ser digerida. “Mas isso não quer dizer que você deve parar de consumir carne vermelha”, brinca. Segundo ele, o ideal é ter uma alimentação equilibrada, pois quando consumida na quantidade certa, a carne vermelha não causa malefícios, pelo contrário, é a principal fonte de ferro e é rica em vitaminas minerais.

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